top of page
InstDemocraticas.png

Instituições e Participação Democrática

O Domínio Instituições e Participação Democrática pretende incentivar os alunos a refletir sobre os conceitos de cidadania ativa, democracia representativa e democracia participativa, bem como a incentivá-los a por em prática esses mesmos conceitos.
Pretende igualmente proporcionar os meios para que reflitam sobre o lugar de Portugal na Europa e no Mundo e sobre o seu papel na construção de uma comunidade europeia.

Instituições e Participação Democrática: Sobre

Filmes sugeridos

BIBLIOTECA

Instituições e Participação Democrática: Texto

O Triunfo dos Porcos

DVD Nº 106 (BIBLIOTECA)

“Brilhante… animação enérgica e mordaz” - The New York Times
Baseado no célebre romance de George Orwell, O Triunfo dos Porcos conta a história de um grupo de animais de quinta que se revoltam com sucesso contra o seu cruel dono, apenas para serem escravizados de novo por Napoleão, um porco sem escrúpulos, cujo lema é "todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros." Apresentado restaurado numa edição comemorativa do seu 50º Aniversário, O Triunfo dos Porcos combina animação soberba, Techincolor brilhante e um grande número de personagens memoráveis numa inesquecível fábula intemporal.

Instituições e Participação Democrática: Vida estudantil

Jogos de Poder

DVD Nº 314 (BIBLIOTECA)

Uma bebida forte. Um toque de rímel. Muito descaramento. Quem disse que eles não conseguiam deitar abaixo o regime soviético?
A desconcertante história verídica de como um congressista que adorava os prazeres da vida, uma VIP de Houston que adorava uma boa causa e um agente da CIA que adorava um bom desafio, engendraram a maior operação secreta da história.

Instituições e Participação Democrática: Vida estudantil

Aristides Sousa
Mendes

DVD Nº 523 (BIBLIOTECA)

Com a invasão de França pelas tropas nazis, dezenas de milhares de refugiados começam a formar-se junto do consulado português em Bordéus, na esperança de aí obterem um visto para Portugal. Obrigado a respeitar a circular de Salazar que determinava a proibição expressa de concessão de vistos a quaisquer refugiados judeus, Sousa Mendes viveu, então, um terrível dilema: se concedesse vistos, arriscava a carreira diplomática e o sustento da sua família; se não o fizesse, todos aqueles milhares de pessoas teriam como destino os campos de concentração nazis.
Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus, revisita a extraordinária história do herói português que salvou mais de 30.000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial e desvenda a consciência e coragem de um homem que ousou desafiar Salazar inscrevendo o seu nome na história da humanidade. Um filme obrigatório!

Instituições e Participação Democrática: Vida estudantil

Capitães de Abril

DVD Nº 27 (BIBLIOTECA)

“Há momentos em que a única solução é desobedecer.”


Em Portugal, na noite de 24 para 25 de abril, uma canção desencadeia um golpe de Estado militar que irá mudar a face do país e o destino dos Territórios que então dominava em África. Ao som da voz do poeta Zeca Afonso, as tropas revoltosa tomam os quartéis. A Revolução Portuguesa distingue-se pelo seu carácter aventuroso, tando pacífico e lírico.

Instituições e Participação Democrática: Vida estudantil

A Revolução de Maio

PLATAFORMA PLANO NACIONAL DE CINEMA

Trata-se do mais importante filme de propaganda produzido pelo Estado Novo. Com argumento de António Ferro (responsável então pelo SPN - Secretariado da Propaganda Nacional), em parceria com António Lopes Ribeiro, o filme conta a história da conversão ao salazarismo de um agitador bolchevique. César Valente, perigoso agitador, regressa do exílio. A polícia deixa-o agir livremente, mas vigia-o. Entretanto, César conhece Maria Clara, e a situação começa a alterar-se. Uma obra fundamental para a história do cinema de propaganda, e para a compreensão crítica do regime salazarista.

Instituições e Participação Democrática: Vida estudantil

As Armas e o Povo

PLATAFORMA PLANO NACIONAL DE CINEMA

O documentário aborda o período que vai do 25 de abril ao 1º de maio de 1974, ilustrando a ação militar e a movimentação de rua, tendentes ao desmantelamento do aparelho social e político do fascismo. Paralelamente, analisam-se os principais eventos que, a partir de 28 de maio de 1926, contribuíram para a consolidação da máquina corporativa inspirada por Salazar, destacando as atitudes de resistência popular ou oposição armada, ao longo de quarenta e oito anos.

Instituições e Participação Democrática: Vida estudantil
bottom of page